Dicas para melhorar a produtividade na agricultura
Macapá, Amapá

Dicas para melhorar a produtividade na agricultura

Uma das questões-chave para o produtor rural é como aumentar a sua produção agrícola sem ter que aumentar, necessariamente, a área de plantio. E para isso só existe uma saída: melhorar a produtividade na agricultura.
 
Essa é uma resposta bastante óbvia para esta questão. Por outro lado, as soluções para torná-la possível podem não ser tão óbvias assim, uma vez que dependem de variáveis que nem sempre são controláveis, como o clima, por exemplo. Por isso, é preciso ficar atento a algumas possibilidades e técnicas que te darão condições mais propícias para melhorar a produção. Listamos aqui quatro dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!
 
Utilize drones na plantação
 
A febre dos drones que assola o mundo inteiro, permitindo entregas de mercadorias com rapidez, filmagens em locais difíceis, entre tantas outras aplicações, também já chegou ao campo, mesmo sem ter ainda alcançado a confiança dos produtores. Mesmo com o receio que acompanha qualquer novidade, vale muito a pena prestar atenção nessa tecnologia, que promete ser de grande utilidade para o produtor rural.
 
Levantamentos realizados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP (ICMC-USP) constataram que os drones podem ser bastante úteis para detectar áreas improdutivas. A partir das informações obtidas, você pode pensar em estratégias de correção, como a otimização de uso de insumos e intervenções pontuais para recuperar lavouras. De acordo com o ICMC-USP, o uso de drones pode ajudar a aumentar a produtividade entre 15% e 20% — e com a popularização da tecnologia, o custo dos equipamentos tende a ficar cada vez menor.
 
Adote a agricultura de precisão
 
A agricultura de precisão é a forma de lidar com a lavoura utilizando tecnologia da informação, que avaliará as variáveis apresentadas pelo solo e pelo clima. Considerando dados específicos, que utilizam referências geográficas para identificar as características que se deseja, a agricultura poderá ser automatizada, da mesma forma que poderão ser utilizados os insumos agrícolas mais apropriados.
 
Estudos comprovam que a agricultura de precisão tem potencial consistente para aumentar a produtividade agrícola e ainda agrega um bônus: ajuda também a reduzir o impacto da atividade sobre o meio ambiente. Isso porque ela limita os erros humanos na distribuição de insumos e na irrigação, entre outros.
 
Utilize abelhas nas plantações
 
Não é segredo para ninguém que as abelhas têm papel importante na reprodução das plantas e essa é uma característica que pode aumentar o nível de produtividade da lavoura. Contudo, o que é de conhecimento popular também tem comprovação científica. De acordo com especialistas da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, o aumento da produção agrícola em determinadas regiões onde a apicultura é intensiva está diretamente relacionada com essa atividade animal.
 
Além disso, a apicultura pode se tornar mais uma atividade produtiva na sua propriedade.
 
Utilize um software de gestão agrícola
 
O uso da tecnologia da informação como ferramenta auxiliar no gerenciamento da lavoura permite uma série de vantagens. Por exemplo, o uso de um software para produtores rurais, pode racionalizar a utilização de equipamentos e de insumos, apontar e até reduzir o uso de combustível, controlar as aplicações de fertilizantes e defensivos entre outras funcionalidades que te auxiliarão. Do plantio à comercialização, passando por todos os processos produtivos e gerenciais. Otimizando esses processos, contratempos poderão ser evitados, o planejamento poderá ser mais eficiente e a produtividade agrícola será favorecida.