Pescando com o caiaque
Macapá, Amapá

Pescando com o caiaque
Você está em: Home > Blog > Pescando com o caiaque

Já nas primeiras remadas é possível sentir como o caiaque é estável e seguro. Ao contrário da pesca embarcada, em que  motores mais potentes são desejáveis para se cobrir o maior número de pontos ao longo do dia, pescar com caiaque é um verdadeiro passeio. O ritmo das remadas vai de acordo com a experiência e o preparo físico do remador/pescador, que vai curtindo a natureza em a seu redor enquanto rema de um ponto a outro.
 
Mesmo com correnteza, posicionar-se no ponto de pesca não é dificuldade até  para o iniciante, pois comandar o caiaque é uma tarefa simples e intuitiva. Pode-se tranquilamente colocar-se de lado ou de frente ao ponto, de acordo com a preferência e o estilo de arremesso do pescador.
 
Se a pesca for de espera, é ainda possível apoitar o caiaque, como nas embarcações maiores posição mais rente à superfície confere uma grande vantagem nas situações que exigem arremessos precisos, como em galhadas e copas de árvores caídas, sendo imprescindível dominar a técnica de arremesso lateral (side cast) para tirar o máximo proveito dessa vantagem. Além disso, o caiaque permite aproximar-se mais do ponto de pesca sem que isso intimide os peixes que ali estão, encurtando a distância do arremesso.
 
Na pesca costeira, o baixíssimo calado permite que se aproxime das pedras muito mais do que seria prudente fazer com um barco a motor. E mesmo se as ondas jogarem com força sobre as pedras, o caiaque voltará naturalmente com o retorno da água e o eventual impacto não será suficiente pra causar danos ao casco.
 
Os equipamentos utilizados são os mesmos que se usariam na pesca embarcada.